Câmara de Itabaiana: Cidadania a juiz; falta de água e obras para o município. Temas da ultima sessão.

Vereador Zé de Toinho protocola pedido a FM Princesa.

Cidadania: Na sessão desta terça-feira, 13/05 da Câmara de Vereadores de Itabaiana, a vereadora Ivoni Andrade (PMDB) apresentou ao plenário da casa o Projeto de Decreto Legislativo nº 26/014 Concedendo o título de cidadania itabaianense ao juiz da comarca de São Cristóvão Manoel da Costa Neto. Manuel Costa Neto desempenha um trabalho social importante no município de Riachão do Dantas, região centro sul do estado e é um excelente tribuno espírita já conhecido da comunidade espirita de Itabaiana e Sergipe.

 Cidadania II: Já o vereador Jose Carlos de Santana, Zomas (PTC) esta propondo a cidadania itabaianense através do Projeto de Decreto Legislativo nº 27/014 para Sr. Virgílio José de Carvalho Neto. Autoria de José Carlos de Santana.

Bota pra lascar: O vereador José Teles de Mendonça (Zé de Toinho – SDD), líder do prefeito na Câmara, comunicou ao plenário que foi aos estúdios FM Princesa, protocolar documento através do qual solicita a emissora que não reproduza mais gravação com a sua voz e a expressão “Bota pra lascar”, extraída de um pronunciamento proferido por ele a cerca de dois anos quando discutia a questão das motonetas no município. Segundo o parlamentar estão usando o áudio de forma inadequada para atacar a administração do prefeito Valmir (de Francisquinho) dos Santos Costa (PR). Zé de Toinho diz que não se arrepende das palavras proferidas que à época.

Carro Pipa: Arivaldo de Resende (Vardo da Lotérica- PP) parabenizou a colega Edilene Barros pelo pronunciamento sobre as casas do Bairro Queimadas que foram entregues à população com a rede de agua sem funcionar. Segundo a vereadora o abastecimento é feito em um carro-pipa. Vardo criticou os vereadores da bancada do prefeito por não abordar o problema.

Visita ao governador: O lider da situação João Candido Sobrinho (PSB), relatou na detalhes da audiência concedida pelo governador Jackson Barreto (PMDB) ao prefeito Valmir (de Francisquinho) dos Santos Costa (PR), acompanhado do secretário de administração Adailton Souza além do próprio Cândido e do vereador Jose Teles de Mendonça (SDD).

Obras: Foi solicitada ao governador a construção da rodovia que liga o Povoado Rio das Pedras ao município de Itaporanga D’Ajuda, um ginásio de esportes, um mercadão às margens da BR-235, próximo ao bairro Sítio Porto e o recapeamento da malha asfáltica no centro da cidade e de ruas adjacentes.

DESO: o problema da rede de abastecimento de água da cidade também foi discutido por Valmir e Jackson. A rede está defasada e necessita ser ampliada.

IML: A instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) no município, e o funcionamento da UTI do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho também foram solicitadas.

Usina de asfalto: O governador disse que não impede o funcionamento da unidade e que o governo está à disposição, e não aceita interveniência, mas pede apenas que sejam respeitadas as normas ambientais. 

Apoiado: A vereadora Ivoni Andrade (PMDB), líder da oposição, avaliou de forma positiva o encontro entre Valmir e Jackson e agradeceu ao governador pelo empenho em disponibilizar verbas para Itabaiana.

CPTran: A lider da bancada de oposição Ivoni Andrade disse que irá cobrar do governador  Jackson Barreto o retorno do Pelotão de Trânsito do 3º BPM atuando nas ruas de Itabaiana em conjunto com a SMTT e a liberação da UTI do HPG. Tomara que a vereadora consiga romper a barreira criada pelo ex-presidente do DETRAN Bosco Costa (Pros) que retirou a unidade de Itabaiana  e nao permitiu  seu retorno por questões  politicas eleitoreiras e vaidade.

Contra ponto: O vereador Olivério Chagas (PT) foi à tribuna dizer que nos oito anos do governo Marcelo Déda (PT In Memoriam) sequenciado Jackson Barreto (PMDB), o estado reformou o Estádio Presidente Médici, construiu um Ginásio Poliesportivo (área esportiva), recapeou e ruas, pavimentou a Avenida Zefinha de Capitulino (infraestrutura), reformou o Hospital Regional Pedro Garcia Moreno Filho, construiu três clínicas de saúde da família e a Delegacia Regional de Policia. Oliverio afirmou que está por ser iniciada a construção do Ceasa, a rodovia Itabaiana a Itaporanga (Rota do Agreste) e a duplicação da rede de água.

Queimadas: Quanto à situação casas dos conjuntos residências, Manuel sobral, Francisco Vilobaldo e Oliveira e Walterlay dos Santos Pedroso, no Bairro Queimadas, inaugurados sem interligar as casas a rede de agua, Oliveiro disse que foi faltou planejamento da prefeitura que solicitou da DESO a ligação de 500 casas em um mês, enquanto a capacidade máxima companhia é para ligar 100 residências no período. O líder da situação João Cândido em aparte transferiu a responsabilidade para a DESO.   

Deixe uma resposta