Deu na Foia! Sergipanos assistirão sessões da Assembleia em casa.

CMI. Vereador propõe férias menores e mais sessões por semana.

Recesso menor

O vereador por Itabaiana, Sergipe, João Cândido Sobrinho (PSB), atual 1º Secretário da Câmara esta propondo aos seus pares a redução do período de recesso ou férias parlamentar de 90 para 50 dias.

Três meses.   

Atualmente os vereadores de Itabaiana gozam recesso por todo o mês de julho e mais 60 dias entre 15 de dezembro e 15 de fevereiro com possível variação para maior dependendo do período de carnaval.

Mais sessões

Cândido também esta propondo um aumento no numero de sessões ordinárias.  Atualmente os parlamentares se reúnem as terças-feiras e quinta-feira, pela manhã, cândido esta propondo sessão também as quartas-feiras.

Será que passa?

A propositura que altera o regimento interno da Câmara já esta sendo apreciado pelos 12 parlamentares devendo ser discutido e votado no prazo regimental. Não há garantias de que a proposta seja aprovada afinal reduz o período do merecido descanso dos edis.

Opinião do Blog.

O vereador João Cândido marca um ponto positivo perante a população de Itabaiana, ao propor férias menores e mais sessões na Câmara Municipal.

Com menor período de férias e com três sessões por semana os parlamentares terão mais tempo para discutir os projetos ganhando condição de votar com mais segurança e dar celeridade ao tramite das matérias na casa.

Pioneira

Atualmente apenas em Aracaju, a capital do estado à câmara de vereadores se reúne de terça a sexta-feira ordinária e regimentalmente. Itabaiana será a primeira cidade do interior a adotar a medida.

Brasília

Só para ilustrar, no congresso nacional deputados e senadores gozam recesso por 45 dias, 15 dias no meio do ano e 30 dias no final.

TV ALESE

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe deputado estadual Luciano Bispo de Lima (PMDB), esteve reunido nesta terça-feira, 10/03, em Brasília com o presidente do congresso nacional senador Renan Calheiros (PMDB) para tratar da autorização da compra do equipamento necessário para que a TV ALESE transmita sua programação em sinal aberto.

Autorização

O equipamento deveria ser adquirido pelo senado federal, mas ocorre que o processo é demorado e Luciano decidiu bancar a aquisição com os recursos da assembleia e para tanto precisa de autorização do senado.

Aprovado.  

O senador Renan Calheiros atendeu ao pedido de Luciano e assumiu o compromisso de vir a Sergipe para a festa de lançamento da programação da emissora em sinal aberto.

Presentes

Participaram da reunião os senadores Eduardo Amorim (PSC) e Antônio Carlos Valadares (PSB), os deputados Samuel Barreto (PSL), Zezinho Guimaraes (PMDB) Antônio dos Santos (PSC) e Augusto Bezerra (DEM) e o prefeito do município de Pinhão Eduardo Marques de Oliveira (PSB).

Apoio técnico

Assessorando Luciano estavam marcos Aurélio, diretor de comunicação da assembleia, Luciano Correia coordenador da TV ALESE e Benildo Santana responsável técnico pelo projeto.

 

 

Deixe uma resposta