Falei ta Falado. Teles de Mendonça resistem à ideia de renovação.

Eleitores da era Euclides e Chico de Miguel apoiam os irmãos.

No município de Itabaiana, Sergipe, quem mantém a fidelidade eleitoral aos filhos de Chico de Miguel, em memoria do velho líder que herdou o cabedal politico de Euclides Paes Mendonça no inicio da década de 60 do século passado quando reinavam PSD e UDN, resiste em aceitar que os tempos estão mudando, que a realidade é outra e os Teles que estão acostumados a determinar agora se quiserem ter longevidade politica maior precisam ouvir consultar, ponderar, argumentar e convencer.

Pelo andar da carruagem em 2016 a deputada Maria Mendonça (PP) e seu irmão ex-deputado Jose Teles (PSC) terão muita dificuldade de fazer valer suas decisões e vontades para a disputa municipal.     

Obviamente que são detentores de importante liderança que conserva ainda um importante quinhão votos, mas não se pode afirmar que seja suficiente para vencer uma eleição sem a contribuição de personagens que hoje estão no grupo com ideia de crescer, mas que podem se afastar para poderem voar em direção aos seus objetivos, livres da imposição dos irmãos que acham que inda tem força para decidir sozinho quem será e quem não será candidato e a que garantindo o poder sob seu controle e sem ameaça de renovações inconvenientes.

Casos se reciclem e permitam que outras forças menores também se estabeleçam e transformem-se em aliados, Zé e Maria terão chances de continuarem ganhadores, mas se se fecharem dentro da tradição udenista de que um decide e todos obedecem, podem ter surpresas que mudarão a configuração do que consideram seu grupo politico que influenciarão diretamente no resultado da eleição. Quem viver verá. Falei tá falado quem tem voz tem vez e quem tem voto é o povo.       

Duvida – O prefeito de Itabaiana, Sergipe, Valmir (de Francisquinho) dos Santos Costa – PR atingido por uma crise de desanimo consequência das turbulências politicas e administrativas do seu grupo disse à imprensa a cerca de duas semanas que sua candidatura à reeleição era uma incerteza.

Certeza – Passado o efeito da crise, Valmir disse em recente entrevista ao programa NA BOCA DO POVO na Rádio Princesa da Serra AM que disputará a reeleição em 2016.

Incerteza – Quanto ao seu vice Valmir resolveu silenciar e disse que só discute o tema próximo da convenção.

Definido – O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe – ALESE, deputado estadual Luciano Bispo de Lima (PMDB) tem dito em setores estratégicos que sua chapa para concorrer à prefeitura de Itabaiana em 2016 esta pronta.

Nomes – Depois de descartar a candidatura de Olivier Chagas (PT) com uma serie de argumentos superficiais, Luciano atendendo a algumas eminências pardas do seu grupo crava o nome de seu irmão Roberto Bispo como o próximo adversário de Valmir de Francisquinho.

O vice – Quanto ao companheiro de chapa de Roberto Luciano diz nos bastidores que será o vereador John David Torre Motta – PRP, mas há quem aposte que a posição poderá ser negociada com uma hipotética defecção do grupo situacionista. É preciso esperar para ver.

Exonerado – O vereador Jose Moacir Santana – PR já deixou a secretária de obras do da prefeitura de Itabaiana, Sergipe onde esteve por dois anos e dez meses administrando as centenas de obras realizadas pela administração no centro urbano e nos povoados do município.  A exoneração de Moacir foi assinada pelo prefeito e publicada no diário do município no dia 26/10.

Chegando – Moacir assume terça-feira, 03/11 sua cadeira na câmara de vereadores aonde ao lado da vereadora Edilene Barros formará a bancada do PSL, partido que presidirá em Sergipe, a partir de março de 2016.

Saindo – Com a chegada de Moacir quem deixa a câmara é o suplente Jose Carlos de Santana – Zomas (PTC), cujo destino ainda não foi definido. Ele espera ser contemplado pelo prefeito Valmir dos santos Costa (PR) a quem empresta apoio incondicional.

Focado – Depois de ver descartada sua chance de concorrer à prefeitura de Itabaiana, Sergipe em 2016 com o apoio do presidente da Alese Luciano Bispo (PMDB), o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas (PT) voltou suas atenções 100% para os projetos da pasta e tem recebido constantes elogios do vice-governador Belivaldo Chagas (PSB), Governador em exercício e do Governador Jackson Barreto (PMDB).

Sertão – Um dos projetos que tem merecido a entusiasmada atenção de Olivier esta na região do semiárido sergipano onde poços artesianos estão sendo instalados com dessalinizadores para oferecer às famílias água potável em locais onde o precioso líquido é escasso.  

Brayner – Devo tudo isso aos leitores. Jornalista que não tem leitor, jamais terá distinção. É através de cada leitor que se alcança um bom lugar no ranking midiático. Agradeço a indicação pelos senadores e os votos que recebi dos demais. Agora torço, sinceramente, que no próximo ano outro jornalista sergipano esteja nessa relação dos melhores dentro da visão do Senado. Por fim o agradecimento a alguns colegas que, generosamente, divulgaram o fato. (Jornalista José Diógenes Menezes Brayner falando em sua coluna sobre o premio Roberto Marino do Mérito Jornalístico que recebeu em Brasília quinta-feira, 30/10).

De volta – O governador Jackson Barreto reassume suas funções no governo nesta terça-feira, 03/11, depois de mais de dois meses em repulso por causa de uma cirurgia no pé.

Mudou – O senador Eduardo Amorim (PSC/SE) realmente transferiu seu domicílio eleitoral para Aracaju reforçando o desejo do presidente do seu partido André Moura que quer vê-lo candidato a prefeito da capital em 2016.  

Enigmático – Quando perguntado sobre o tema Eduardo limita-se a dizer que “transferi meu domicílio atendendo a um pedido da minha família”

Menos um – Quem perde com a decisão de Eduardo é o prefeito de Itabaiana que ficará sem o eleitor em sua reeleição.

 

 

Deixe uma resposta