Itabaiana. Para Zé Teles a Câmara é Compromisso Responsabilidade e Respeito.

Presidente da CMI concedeu entrevista ao Jornal da Manhã da FM Itabaiana.

O presidente da Câmara de Vereadores do munícipio de Itabaiana, Sergipe, Jose Teles de Mendonça (PR) concedeu entrevista nesta segunda-feira, 17/04 ao radialista Gilson de Oliveira no programa jornal da manhã da FM Itabaiana.

Jose Teles começou sala fala respondendo ao âncora que vem trabalhando para estabelecer no decorrer do seu mandato a funcionalidade plena do poder legislativo uma vez que algumas demandas ainda não faram atendidas por razoes alheia a vontade do presidente.

Quando perguntado sobre as providencias para solucionar o problema gerado com ao aumento do numero de vereadores na casa de 12 para 14 parlamentares, Zé Teles disse que ainda existe algumas pendencias, mas desde janeiro esta lutando para que a situação seja resolvida o mais rápido possível “Você sabe que todo esse processo a gente tem que acompanhar, tem que se espelhar nas leis e exigências, mesmo por que quando houve a primeira licitação para equipar os gabinetes compareceram alguns empresários e diante do resultado da licitação, o vencedor não entregou os moveis no prazo e a gente preferiu cancelar esse processo de licitação. Estamos agora entrado em outro no próximo dia 24, inclusive uma licitação maior pra que a gente possa já nos preparar pra que coisas dessa natureza não venham a acontecer.

Sobre o portal da transparência da Câmara, o presidente afirmou que a sua pretensão é disponibilizar no portal todas as informações exigidas por lei, observando que precisa de um tempo para a atualização do conteúdo que está à disposição de todos no portal, inclusive de alguns vereadores que estão solicitando informações. “Essas informações eu não gostaria de passar pela metade e sim na sua totalidade na hora certa”, disse o presidente acrescentando que deseja encerrar o mandato com essa missão cumprida.

Zé Teles FM Itabaiana 4

Zé Teles: a ordem é agir com transparência

Sobre a relação da presidência com os vereadores, Zé Teles disse estar à vontade neste aspecto lembrado que recebeu 13 dos 14 votos possíveis na eleição para a presidência. Considera que o relacionamento é respeitoso e que alguma insatisfação ou contrariedade esta dentro da normalidade por que não há administração perfeita

O vereador, Marcos Oliveira (PT) participou da entrevista e disse ter a honra de ser o primeiro secretário da casa ao lado do presidente ressaltando que ele faz uma gestão tratando a todos de forma republicana, com respeito, zelo e carrinho.

O segundo secretário Moises Mota Mendonça (PR) também fez um interferência para parabenizar o presidente por sua linha e seu caráter, destacando sua disposição em dialogar com todos os colegas e com a sociedade.

Membro da oposição, o vereador, Sinvaldo Góis Teixeira (PMDB) interagiu dizendo que “é um prazer ter Zé Teles como presidente, lá na casa ele tem conversado com todos e explicado a situação da Câmara a todos” Sinvaldo foi mais longe ao afirmar que” Votei em Zé presidente com todo prazer com todo orgulho, votei e voto de novo se tiver reeleição, por que Zé tem nove mandatos, homem de bem, família de bem, tem tradição politica em Itabaiana, vem tratando todos por igual então não mais nada que falar do presidente, o presidente vem conduzindo a casa com firmeza olhando certinho pra não ter problema mais na frente”, disse o peemedebista.

Quem também participou da entrevista foi o vereador Paulo Messias dos Santos, Escovinha (PMDB) dizendo que “Eu mim sinto muito feliz em ter um representante do povo hoje com nove mandatos ser o presidente daquela casa trabalhando por igual, fazendo por todos, o que ele pode fazer faz por todos, e eu só tenho que parabenizar Zé Teles, parabéns mesmo, o senhor é um cidadão de bem cidadão, de credibilidade”.  Escovinha finalizou desejando que o presidente continue como é.

Perguntado pelo condutor do programa como é Administrar a câmara sendo aliado do prefeito, Zé teles disse que criticar é mais fácil (risos) e seguiu dizendo do comprometimento do prefeito Valmir dos Santos Costa (PR) com a administração e as necessidades de Itabaiana, o presidente e disse a cavalheiro para defender a atual administração.  

Sobre a conjuntura politica nacional o presidente se mostrou muito preocupado, entendendo que o povo brasileiro esta assustado com tudo que esta acontecendo, mas entende que é melhor “resolver logo do que tardar com essa situação”.  Disse acreditar que novos horizontes se abrirão para o país em 2018.  O vereador Wagner Meneses de Andrade interferiu para concordar com Zé Teles. Respondendo a pergunta do âncora Gilson de Oliveira Wagner Meneses disse que o presidente faz um trabalho competente fazendo as coisas na medida do possível. O vereador Jose Teles de Mendonça agradeceu a cada um dos colegas que participaram da entrevista lhe apoiando e apoiando sua gestão.

Jose Teles falou também da importância da imprensa no contexto sociedade considerando-a um poder. Lamentou que alguns seguimentos deixem a desejar no que se refere à qualidade da informação que produzem e enalteceu o programa Jornal da Manhã da FM Itabaiana que atende a sua expectativa e conta com a participação da sociedade. 

 Gilson de Oliveira questionou o presidente sobre a assessoria de comunicação da CMI. Em resposta Zé Teles disse que a Câmara Municipal de Itabaiana – CMI Sergipe tem 300 anos e nunca houve uma estrutura de comunicação montada e funcionando para divulgar os assuntos da casa. Segundo ele a sociedade precisa saber através da ASCOM o que acontece na casa.

Quanto a algumas insatisfações em relação à nomeação do atual assessor ele disse que a vida é assim, existem críticas e elogios e destacou que autoridades lhes cumprimentou pela escolha e nomeação da assessoria de comunicação.

Sobre a baixa frequência de pessoas nas galerias nos dias de sessão, o presidente considerou normal, por conta dos afazeres que cada um tem no seu dia a dia. Lembrou que na Assembleia legislativas do estado e no congresso nacional dificilmente se vê as galerias lotadas.

Respondendo a Gilson de Oliveira sobre sua reeleição para a presidência da CMI, Jose Teles disse que não esta pensando em ser reeleito presidente. Afirmou que só discutirá o assunto no momento oportuno e que só se colocará como candidato a reeleição se considerar que fez por merecer a recondução a presidência.

Finalizando a entrevista, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana disse ser contra a reeleição antecipada.  Zé revelou que já pediu a sua equipe para fazer um estudo e ver a possibilidade e necessidade de promover alterações na lei organiza do município inclusive nesta questão.

Ele entende que a presidência não garante novo mandato, “Tem que estar presente, então é menos tempo pra gente fazer política, você sabe disso, e a politica é essencial na vida do politico, mas na medida do possível a gente vai fazendo isso devagarinho, mas é muita responsabilidade, muito compromisso. Aqueles que às vezes pensavam que poderiam ao longo do tempo esta mim dando a salvação, não tá. A câmara de vereadores é compromisso responsabilidade e respeito. Então eu estou ali por esse caminho e é assim que eu tenho que prosseguir; claro não vou satisfazer a todo mundo.

 

 

Deixe uma resposta