Oito de Março. Câmara de Itabaiana homenageia mulheres que se destacam no dia a dia

Eusa Missano  falou sobre as potencialidades da mulher

Reconhecendo a importância das mulheres no processo de formação social e a consequente ascensão do gênero quanto à representatividade em distintos segmentos, os parlamentares serranos realizaram na manhã desta quinta-feira (09) uma Sessão especial em referência ao oito de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. 

Execução  do Hino  Nacional

Execução do Hino Nacional

Na Câmara, dez damas foram homenageadas com o recebimento de placa de comemorativa e flores como forma de condecoração às representantes de uma classe que, em meio às dificuldades ainda encontradas em pleno século XXI, conseguem duplicar as horas do dia e se posicionar perante a sociedade como filhas, mães, esposas, donas de casa, cidadãs, trabalhadoras, logrando êxito no que se propõem a executar. 

De acordo com José Teles, ”a cerimônia é uma forma de exultar a garra e bravura que são características da mulher moderna” e, portanto, nada mais justo do que ser presidida pela única parlamentar feminina, Ivoni Andrade (PMDB), que foi convidada a se dirigir à mesa e assumir a presidência da casa neste ato. 

Compondo a mesa juntamente com a Promotora de Justiça e Defesa do Consumidor, Euza Missano, a vice-prefeita Maria do Carmo Mendonça Andrade, a primeira dama do município Tatiana Costa e o prefeito Valmir dos Santos Costa (PR), e secretariada pelos vereadores Marcos Oliveira (PTC) e Moises Mendonça Mota (PR), Ivoni enfatizou a satisfação diante da cordialidade do colega e afirmou sentir-se “uma borboleta no jardim com tantas flores”. 

plenário Atento a Palestra

plenário Atento a Palestra

Para abrilhantar o evento e falar do potencial feminino, a Promotora de Justiça da Promotoria de Defesa do Consumidor Euza Missano foi convidada a palestrar sob o tema “As flores desabrocham para viver porque reter é perecer” (Khalil Gibran) e discorreu acerca do autoconhecimento femíneo e consequente poder de transformação do meio, narrando a própria história evolutiva e de conquista de objetivos ante o “mistério do universo e a missão do desabrochar”. 

Defendendo que é preciso o olhar diário no espelho e o questionamento de quem somos, do que queremos da vida e da lição que queremos deixar para os que conosco convivem, a palestrante se posicionou sobre o peso da responsabilidade, a culpa, os casos de violência, física ou moral, assertando que é “preciso conhecer as potencialidades, reconhecendo que ninguém é maior do que nós”, que a mulher é protagonista de sua própria história. 

Assim como a Promotora, foram reconhecidas publicamente pelos relevantes serviços prestados à comunidade serrana: a médica pediatra Ana Jovina Barreto Bispo, a enfermeira e atual secretária de saúde de Itabaiana, Carla de Oliveira Mendonça; a empresária do setor de derivados de derivados de petróleo, Isabel Cristina de lima Santos; a servidora Janiele da Costa Silva, margarida no município; a odontóloga e ex-vice-prefeita de Itabaiana, Maria de Lourdes Machado Bispo; a professora poetiza imortal da Academia Itabaianense de Letras Tereza Cristina Pinheiro de Souza; a empresária do setor de formação de condutores de veículos e primeira dama municipal, Tatiana da Silva Barbosa Costa; a empresaria do setor de confecção feminina, Vânia de Almeida Gois; a pedagoga e orientadora educacional Rosa Mary Lima Santos; e a vereadora Ivoni Lima de Andrade. 

Momento da Entrega das homenagens

Momento da Entrega das homenagens

Presente, o prefeito Valmir dos Santos Costa (PR) teve a palavra franqueada pela presidenta Ivoni Andrade; ele parabenizou as mulheres presentes e agradeceu às servidoras que auxiliam diretamente na condução do Executivo. “As mulheres são mais capazes, velozes, responsáveis, e por isso compõem a maior parte do meu secretariado”, disse ele como forma de incentivo, aconselhando: “Acredite em você e nunca deixe de sonhar”. 

Para a servidora municipal Janiele da Costa Silva que recebeu a placa das mãos da promotora de Justiça Eusa Missano o momento foi de muita emoção. “Eu mim sentir Maravilhosa, reconhecida e cumprimentada por todas as mulheres”  

O presidente da Casa, vereador Jose Teles de Mendonça prestou uma homenagem pessoal a sua esposa, a professora Maria do Carmo Teles.  

Grata pelo reconhecimento, a ex-vice-prefeita Lourdes Machado analisou como positiva a ação. “Quando os representantes do povo resolvem homenagear as mulheres buscando dez nomes que façam parte desse contexto social, mostram sensibilidade e respeito para com todas. Afinal, ser mulher é ser a essência da vida que transborda em amor”, disse a homenageada. 

Presente ao evento, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Especiais – APAE de Itabaiana, Ilenoi Costa Silva, caracterizou o momento como extraordinário. “É ímpar para nós como mulheres, que nos desdobramos em inúmeras atividades diárias, sendo verdadeiros seres multifuncionais, esse reconhecimento, a percepção da mulher como ser transformador brilhantemente abordado pela doutora Euza Missano”, falou. 

Em nome do parlamento itabaianense uma rosa foi entregue pelos servidores da casa a todas as mulheres presentes ao evento.  

Encerrando a Sessão, José Teles leu um texto de autoria própria disseminado nas redes sociais, no qual, de forma singular, felicitou àquelas a quem Deus deu o dom de gerar a vida e de amar incondicionalmente. “Mulher, dona de um sorriso insubstituível, a mais bela e perfumada flor, símbolo de força e determinação, que sua garra e perseverança estejam sempre presentes, para que o brilho não somente do dia 8 de março, mas todos os dias do ano permaneçam alegrando a todos”, leu, declarando encerrada a sessão especial.  

Texto: ASCOM/CMI : Por Edivanildo Santana com a colaboração de Iane Gois

Deixe uma resposta